Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Alumina ativada é uma forma de óxido de alumínio que é muito poroso e que faz ligações com certos líquidos e gases, sem a sua estrutura química ou física se alterar. Devido à sua elevada porosidade, possui uma alta proporção de área de superfície. A alumina é comumente usada como dessecante, para tratamento de água e como catalisador em gás natural e operações de refinação.

Um dessecante é uma substância com uma grande afinidade com a água, que tem efeito de secagem sobre a sua atmosfera local, tal como dentro de um recipiente selado. Como um dessecante, a alumina ativada funciona através do processo de adsorção. Isto não deve ser confundido com o processo mais comumente conhecido “absorção”. A absorção é um processo físico, através do qual um fluido é puxado para dentro e preenche os espaços vazios em forma de um sólido sem aderir a ele. A adsorção, por outro lado, é um processo no qual o fluido é retirado em poros do material sólido. Quando a alumina ativada é ativada, as moléculas de água contidas no ar se ligarão à alumina, resultando assim na secagem do ar. Se o material é aquecido, irá libertar a água de volta para o ar. Este processo de ligação e libertação de água pode ser repetido indefinidamente, tornando este material um dos mais comuns dessecantes.




Pode também adsorver outros materiais tais como o arsênio, o flúor, o cobre e o chumbo. Esta capacidade torna a alumina um candidato adequado para utilização em operações de tratamento de água. Em muitos casos, é mais rentável em instalações de tratamento em larga escala da água. O tratamento de água com alumina ativada é, muitas vezes, o método de escolha para as zonas rurais e pequenas instalações municipais. Pequenas quantidades de fluoreto são geralmente consideradas benéficas para a saúde dentária, e em algumas áreas, o fluoreto é propositadamente adicionado ao sistema de abastecimento público de água. Elevadas concentrações de fluoreto, no entanto, ocorrem naturalmente na água do solo em alguns locais. Isto aponta um problema localmente, pois o consumo em excesso de flúor resulta em fluorose, uma doença óssea degenerativa. Em alguns locais, o arsênico também ocorre naturalmente em concentrações perigosamente elevadas. Ambas as substâncias podem ser filtradas a partir da água potável para níveis aceitáveis. Em todas estas situações, a alumina ativada pode ser uma forma econômica e eficiente de remover substâncias indesejadas ou perigosas no ambiente. A sua capacidade para se ligar a estas substâncias torna possível capturá-las numa forma estável. Quando o material é finalmente eliminado, as substâncias não desejadas não lixiviam de volta para o ambiente, mas em vez disso permanecem ligadas à alumina.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________
 

© 2011-2016 / Todos os direitos reservados. GRF Dessecantes